segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Sete Ideias para Apresentações de Impacto


Comunicar em público com impacto representa para muitas pessoas um enorme desafio. Há, porém, recursos que podem melhorar significativamente as suas apresentações. Eis os que consideramos mais relevantes:
1.     História
Uma história bem contada cativa mais atenção do público do que uma longa explicação. Pode recorrer-se a vivências pessoais e profissionais, fábulas, factos históricos, contos, entre outros.
2.     Pergunta
Uma pergunta bem colocada pode levar a plateia a pensar no assunto ou a participar na apresentação, tornando-a mais interativa e dinâmica.
3.     Estatística
A partilha de uma estatística baseada num estudo desenvolvido por uma entidade credível pode ser uma ótima forma de introduzir um tema ou chamar a atenção da plateia para um dado assunto.
4.     Imagem
Uma imagem surpreendente permite captar a atenção da plateia para o assunto apresentado, seja ela visual (ex.: recurso a fotografias) ou mental (ex.: levar plateia a imaginar algo).
5.     Vídeo
O vídeo tem, geralmente, muito impacto nas apresentações mas precisa de ser ajustado à temática e não ser demasiado longo para não maçar a plateia.
6.     Citação
Uma citação bem escolhida pode introduzir ou sintetizar uma apresentação de um modo brilhante. Porém, deve recorrer-se a citações de pessoas respeitadas ou de referência na área.
7.     Adereço
O uso de um adereço apropriado e/ou original pode despertar a curiosidade do público e ajudar a introduzir o tema da apresentação. Para fazer a diferença há que ser criativo.

Aceda ao infográfico deste conteúdo, aqui.


Por Ana Santiago

0 comentários:

Enviar um comentário