terça-feira, 18 de junho de 2013

Dossier de Imprensa: o que conter?

Tudo menos a chamada ‘palha’. 


Sim, porque há empresas e pessoas que pensam que um dossier de imprensa deve ter tudo aquilo que diz respeito a um evento… mesmo o que não tem interesse nenhum!


Apenas a informação pertinente (e complementar) deve constar neste documento. Se a Nota de Imprensa visa informar / dar conhecimento / convocar, o Dossier de Imprensa deve incluir informação mais detalhada, se possível ilustrada com imagens / quadros / gráficos / fotografias, mas desde que seja útil.

O dossier de imprensa de um evento como um festival, uma feira medieval ou uma corrida de automóveis deve apresentar um breve resumo que contextualize a sua organização, assim como os horários, o programa e o seu alinhamento, a localização (se possível com mapa), as bilheteiras, as saídas de emergência, os condicionalismos de trânsito, os transportes, a informação/biografia sobre os intervenientes (grupos, bandas) ou as actividades previstas. 

O documento deve ainda incluir breves declarações do promotor/organizador e os logos de quem patrocine e/ou apoia o evento.

Os dossiers de imprensa (em papel ou em suporte digital) devem ser entregues em mão aos jornalistas presentes no evento. Todavia, podem ser posteriormente enviados por via electrónica para quem não pôde – e avisou atempadamente- fazer a cobertura no local.

Caso o assessor de imprensa entenda que deve privilegiar um determinado órgão de Comunicação Social na divulgação do evento, a distribuição do dossier de imprensa pode ser antecipada mediante uma negociação entre todas as partes envolvidas.

Dulce Salvador

0 comentários:

Enviar um comentário